Ementa da Disciplina LAPIS II


Título:   LAPIS II – Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental II   
Código: aguardando
Caráter: Optativo
Curso: Mestrado e Doutorado
Créditos: 03
Carga Horária: 45h/a
Lotação: PPGEA


Ementa:
Identificação de problemas socioambientais em educação e gestão ambiental em municípios. Experimentação de saídas de campo. Mapeamento de intervenções socioambientais locais. Organização, prática e avaliação de impacto de intervenções socioambientais locais. Relatório.

Forma de oferecimento:
A disciplina será oferecida pela coordenadora do Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental – LAPIS no segundo semestre letivo, somente para estudantes que tenham cursado LAPIS I. É de natureza teórica e prática, com encontros semanais no Campus da Furg ou em saídas de campo. Na medida do possível a titular da disciplina poderá convidar professores deste ou de outros programas para ministrar algumas aulas ou membros da comunidade para palestras sobre assuntos específicos e de interesse dos participantes.

Objetivos:
a)      Construir a teorização e prática da problematização e intervenção socioambiental;
b)      Oportunizar a participação dos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental – LAPIS.
c)      Desenvolver modelos conceituais como ferramentas para identificação de problemas, intervenções de educação e gestão ambiental e avaliação de impacto destas intervenções.
d)  Incentivar a produção de cultura do interesse pela resolução de problemas socioambientais.

Avaliação: II

BIBLIOGRAFIA:
BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2008.
BOHM, D. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano 1 e 2. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgard Blücher, 1999.
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa. V. I e II.  Madrid: Taurus, 1988.
-----. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
-----. A lógica das ciências sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.
HALL, STUART. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
HARRÉ, R. & GILLETT, G. A mente discursiva: os avanços na ciência cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1999.
IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997
-----. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
JAPIASSU, H. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2007.
LE MOIGNE, J-L. A teoria do sistema geral. Lisboa: Instituto Piaget, 1977.
LEFF, H. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade. Petrópolis: Vozes, 2001.
-----. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.
MACHADO, V. Mandala Reflexiva para a configuração do pensamento sistêmico e da resolução de problemas socioambientais. Tese de doutorado. Rio Grande: PPGEA/FURG, 2009.
-----. A aplicação da Mandala Reflexiva na organização da pesquisa socioambiental. IV Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental. Camboriu SC: Univali, 2010.
MELUCCI, A. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005.
MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-pátria. Porto Alegre: Sulina, 2000.
MILLER JR., G. T. Ciência Ambiental. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
ODUM, E. P. & BARRETT, G. W. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
POZO, J. I. ; ECHEVERRÍA, M. (orgs.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
REIGOTA, M.; POSSAS, R. e RIBEIRO, A. (orgs.). Trajetórias e narrativas através da Educação Ambiental. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
REIGOTA, M. & PRADO, B. H. S. do. Educação Ambiental: utopia e práxis. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1997.
-----. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Edusp, 2004.
-----. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.
-----. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 2006.
THOMPSON, William I. Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo: Gaia, 2001.
TUAN, Yi-fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.
WILSON, J. Pensar com conceitos. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CINEMATOGRAFIA E VIDEOGRAFIA: a relacionar conforme Circuito Tela Verde e outras fontes.