Processo de criação do logotipo

O nome do laboratório foi dado pela criadora e coordenadora Professora Virginia. Daí surge a sigla LAPIS.
A motivação do nome leva à necessidade de reforçar a idéia de lápis - como objeto - no sentido de se pensar a escrita como forma de intervenção. E esta escrita expressando a dinâmica permanente dos processos socioambientais, já que o que é escrito a lápis pode ser apagado e refeito. A idéia de refacção está presente ao se visar construir modelos conceituais, não somente de identificação, problematização e intervenção socioambientais, mas também de avaliação de impacto destas primeiras ações, para ressaltar a necessidade de entendermos os processos de desordem, organização e auto organização em nossas pretensões de identificarmos os processos educativos, seja na gestão, seja na educação propriamente dita.

Em um encontro com o grupo de estudantes do PPGEA, turma do Tópico Especial Mandala Reflexiva - http://mandalareflexiva.blogspot.com/ , a coordenadora do laboratório, também professora da turma, apresentou a sigla com o lápis na frente da mesma. Uma das alunas, Fernanda Edon, perguntou por que o a figura de um lápis não ficava no lugar do 'i' de intervenção. A idéia foi aprovada. O vórtice, que acompanhava a figura do lápis, desenhado para baixo foi então indicada para parecer o pingo do 'i'. Foi um momento bem legal do processo.
Decidida a aparência da sigla, contatamos Ricardo Henrique Ayres Alves, bolsista CNPq, da professora em outro projeto, aluno das Artes Visuais, para fazer a arte final do logotipo. Ele nos apresentou o formato de nove letras para escolhermos a definitiva, fez o desenho do lápis e do vórtice. Ficamos satisfeitos com o resultado e estamos recebendo retornos positivos, dizendo que o logotipo ficou bem sugestivo e adequado aos propósitos do laboratório.