OFICINAS do LAPIS

Este espaço é para a divulgação das oficinas produzidas pelo LAPIS. Cada oficina será apresentada aqui por sinopse e à opção de:

a) solicitação para turmas formadas de 5 a 20 participantes,

b) inscrição de reserva até formar turma de no mínimo 5 ou

c) oferecimento por iniciativa do laboratório.


Sinopses das oficinas
 
OFICINA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS: consiste em apresentação de pressupostos epistemológicos e metodológicos à respeito da identificação de demanda, de organização, aplicação e avaliação de oficinas pedagógicas. Os participantes precisam assumir esses pressupostos para organizar e aplicar uma oficina, seguindo os passos do modelo, finalizando com um relatório com base nas aprendizagens mútuas e possíveis.
Esta oficina é oferecida em dois encontros com intervalo de duas semanas.
Módulo 1: Exposição teórica e exercícios.
Módulo 2: Apresentação das oficinas e avaliação.
Avaliação: será oferecido certificado de 8 h/a para aqueles que obtiverem 100% de freqüência e apresentarem o Relatório, no prazo de até uma semana após o Módulo 2.

OFICINA DE MAPAS CONCEITUAIS: consiste de uma exposição sobre o que é essa ferramenta, seguida de exercícios individuais e coletivos realizados pelos participantes, com exposição dos resultados entre o grupo para avaliação e comparação das idéias hierarquizadas sobre o mesmo texto ou contexto analisado. Os participantes precisam estar dispostos a interpretar textos, apontar os conceitos envolvidos, hierarquizá-los, e traçar as conexões através de ligações objetivas. Precisa estar disposto a refazer o mapa várias vezes, porque a refacção faz parte da natureza do modelo.
Esta oficina é oferecida em dois encontros com intervalo de duas semanas.
Módulo 1: Exposição teórica e exercícios.
Módulo 2: Apresentação dos Mapas Conceituais e avaliação.
Avaliação: será oferecido certificado de 8 h/a para aqueles que obtiverem 100% de freqüência e apresentarem o Relatório, no prazo de até uma semana após o Módulo 2.


OFICINA DA MANDALA REFLEXIVA: consiste da apresentação deste modelo conceitual, para a configuração do pensamento sistêmico e da resolução de problemas socioambientais. Os participantes precisam se dispor a conhecer a MR para identificar, problematizar e propor resoluções científicas (diferente do senso comum), éticas e estéticas, às questões socioambientais.Também precisam se dispor a elaborar as mandalas solicitadas, refazê-las várias vezes, porque a refacção faz parte da natureza do modelo.
Esta oficina é oferecida em três encontros com intervalo de duas semanas.
Módulo 1: Exposição teórica e exercícios.
Módulo 2: Apresentação das Mandalas Reflexivas de cada participante e avaliação.
Módulto 3:  Apresentação das Mandalas Reflexivas de cada participante e avaliação.
Avaliação: será oferecido certificado de 12 h/a para aqueles que obtiverem 100% de freqüência e apresentarem o Relatório, no prazo de até uma semana após o Módulo 3.

OFICINA DE COLAGENS CONCEITUAIS: esta oficina consiste da utilização da técnica da colagem para a abordagem de assuntos diversos. A orientação da oficina é feita com etapas já testadas e bem sucedidas com estudantes universitários. O participante precisa estar disposto a recortar imagens e textos para elaborar uma estampa que represente ou pretenda representar idéias em torno de um conceito ou tema proposto.
Módulo 1: Identificação de uma questão e Problematização. Colagem Conceitual.
Módulo 2: Apresentação das Colagens Conceituais e avaliação.
Avaliação: será oferecido certificado de 8 h/a para aqueles que obtiverem 100% de freqüência e apresentarem o Relatório e Colagem Conceitual Digitalizada, no prazo de até uma semana após o Módulo 2.