UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
Título: Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental – LAPIS
Grupo de Pesquisa
Aprovado pela Ata do IE 042/2010
Resumo
Este projeto foi desenvolvido para a criação do Grupo de Pesquisa Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental - LAPIS, onde se pretende reunir pesquisas e refletir sobre o conhecimento científico produzido sobre o município e arredores a respeito das questões socioambientais, bem como mapear os problemas hierarquicamente para dar visibilidade ao que já foi estudado e do que ainda poderá ser objeto de investigação. Com isto se pretende organizar a demanda e analisar o impacto ambiental causado pelas intervenções propostas por instituições governamentais e não-governamentais para retroalimentar o Programa de Extensão do LAPIS. O LAPIS reunirá alunos e professores de graduação e pós-graduação e profissionais da comunidade que pretendam inserir-se na reflexão acadêmica a partir de suas experiências profissionais. Dentre as atividades acadêmicas estarão as previstas para a realização das pesquisas de seus membros. Este grupo de pesquisa estará vinculado ao Instituto de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. No momento o grupo tem 4 projetos de pesquisa em andamento e conformação, avistando a inclusão daquelas que serão trazidas pelos membros já convidados.
Palavras-chave:
Resolução de problemas, Socioambiental, Abordagem Sistêmica, Ação comunicativa, Interdisciplinaridade.
O Grupo de Pesquisa do LAPIS pretende acolher professores da Furg, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental que estejam procurando espaço para a continuidade de suas pesquisas e desejem integrar nossa produção a outros programas de ensino, extensão e pesquisa.
O Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental - LAPIS - pretende amenizar o problema de duplicação de ações da FURG em nível de pesquisa sobre problemas socioambientais locais.
Acredita-se que atualmente se existem muitos estudos sobre a mesma coisa, sem avanços teórico-práticos. Precisamos dar visibilidade ao que já foi estudado para avançar na avaliação dos impactos da pesquisa-ação e participante e da demanda espontânea de problematizações ainda inexploradas.
Outra justificativa é a importância de produzirmos uma cultura da resolução de problemas socioambientais, já que as atividades do LAPIS terão como o foco a identificação, a problematização e a intervenção socioambiental, pela urgência em desenvolvermos esta competência para a construção da cidadania.
O cidadão e a cidadã atuais, cada vez mais, se deparam com a complexidade dos problemas ligados às conseqüências da modernidade. Pensar a resolução de problemas socioambientais como um trabalho (labor) diário da vida cotidiana pode intensificar a estruturação cognitiva necessária para as configurações do pensamento sistêmico e das competências para a tomada de decisão tanto em educação ambiental quanto em gestão.
Fundamentação teórica
Objetivos:
a) Integrar e divulgar pesquisas e pesquisadores interessados na resolução de problemas socioambientais locais;
b) estruturar o ensino e pesquisa em graduação e pós-graduação - conteúdo e forma - sobre questões ambientais locais a partir de uma epistemologia ambiental que priorize a ação local;
c) desenvolver seminários de práticas de pesquisa;
d) desenvolver e divulgar modelos conceituais para a prática de pesquisa, numa abordagem sistêmica;
e) realizar e divulgar o mapeamento das pesquisas sobre problemas socioambientais locais, em andamento e já realizadas pela Furg e outras instituições;
f) construir um espaço - físico, crítico e criativo - de discussão sobre a identificação de problemas socioambientais locais;
g) organizar e analisar criticamente as discussões a respeito de problemas socioambientais identificados pelos integrantes e convidados do LAPIS;
h) retroalimentar as ações de intervenção socioambiental local com os associados do LAPIS;
i) avaliar o impacto ambiental das ações de gestão e educação ambientais, e pesquisas-ação realizadas na comunidade local;
j) descobrir o fio condutor das tendências de pesquisa em questões socioambientais e ambientais realizadas na instituição FURG;
l) publicar as pesquisas, as atividades e impactos ambientais promovidos pelo LAPIS.
Metodologia:
ENSINO DE PRÁTICA DE PESQUISA:
A partir da Pesquisa Mapeamento das Pesquisas sobre Problemas Socioambientais Locais, serão desenvolvidas as disciplinas Problematização e Intervenção I e II, valendo 3 créditos cada, oferecida através do PPGEA para estudantes de pós-graduação. Estas disciplinas por sua vez serão objeto de pesquisas do grupo. A ementa desta disciplina está em conformação a partir de Tópico Especial 'Mandala Reflexiva: modelo conceitual para estudos socioambientais', oferecida no 1o. semestre de 2010, pela coordenadora deste grupo.
Este processo será permanente, oferecendo-se esta modalidade de ensino nos dois semestres do PPGEA. Serão aceitos bolsistas e monitores remunerados e voluntários da graduação e pós-graduação, interessados nas questões socioambientais e ambientais.
PESQUISAS LOCAIS E REDONDEZAS:
A pesquisa do mapeamento consistirá de uma investigação através de entrevistas realizada pelos discentes vinculados ao grupo com consultores do LAPIS e outros pesquisadores da FURG e de buscas do assunto nos setores de informação disponíveis para a aquisição de arquivos com cópias das pesquisas sobre o tema. Os sujeitos indicados nas pesquisas mapeadas serão procurados para a avaliação de impacto das pesquisas-ação já realizadas em suas comunidades.
Cada pesquisador produtor dos textos de interesse do LAPIS será convidado a ser membro do laboratório, em modalidade a ser definida na ocasião. Os textos serão divulgados, com permissão do autor, em site ou blog do LAPIS.
Pesquisa-ação-participante: processo de ensino e pesquisa no qual os procedimentos e análises da pesquisadora foram definidos com intervenções e interlocuções com os sujeitos e consideração de suas respostas. (Denzin & Lincoln; Alves e outros; Reigota & Possas & Ribeiro; Reigota & Prado; Demo; Thiollent; Brandão)
A avaliação será realizada em seminário anual, reunindo a equipe de execução e convidados para relatos e considerações sobre o desempenho da equipe, dos resultados obtidos e das projeções de contituidade da ação do LAPIS no PPGEA/IE/FURG/Comunidade.
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Observações:
Este Grupo de Pesquisa está em conformação e atende à necessidade de acolher, evidenciar, divulgar, incentivar, orientar a pesquisa de pesquisadores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e outros programas que priorizem a problematização e intervenção em questões socioambientais e ambientais.
Docentes da FURG
Nome | Regime de Contrato | Instituição |
Dedicação exclusiva | FURG | |
Dedicação exclusiva | FURG | |
Vanessa Caporlíngua | Dedicação exclusiva | FURG |
Dedicação exclusiva | FURG |
Discentes da FURG
Nome | Curso | Instituição |
Educação Ambiental Mestrado | FURG | |
Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado | FURG | |