Projeto de criação do GP LAPIS


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA

Título: Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental – LAPIS
Grupo de Pesquisa
Aprovado pela Ata do IE 042/2010
Resumo
Este projeto foi desenvolvido para a criação do Grupo de Pesquisa Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental - LAPIS, onde se pretende reunir pesquisas e refletir sobre o conhecimento científico produzido sobre o município e arredores a respeito das questões socioambientais, bem como mapear os problemas hierarquicamente para dar visibilidade ao que já foi estudado e do que ainda poderá ser objeto de investigação. Com isto se pretende organizar a demanda e analisar o impacto ambiental causado pelas intervenções propostas por instituições governamentais e não-governamentais para retroalimentar o Programa de Extensão do LAPIS. O LAPIS reunirá alunos e professores de graduação e pós-graduação e profissionais da comunidade que pretendam inserir-se na reflexão acadêmica a partir de suas experiências profissionais. Dentre as atividades acadêmicas estarão as previstas para a realização das pesquisas de seus membros. Este grupo de pesquisa estará vinculado ao Instituto de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. No momento o grupo tem 4 projetos de pesquisa em andamento e conformação, avistando a inclusão daquelas que serão trazidas pelos membros já convidados.

Palavras-chave:
Resolução de problemas, Socioambiental, Abordagem Sistêmica, Ação comunicativa, Interdisciplinaridade.

O Grupo de Pesquisa do LAPIS pretende acolher professores da Furg, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental que estejam procurando espaço para a continuidade de suas pesquisas e desejem integrar nossa produção a outros programas de ensino, extensão e pesquisa.

O Laboratório de Problematização e Intervenção Socioambiental - LAPIS - pretende amenizar o problema de duplicação de ações da FURG em nível de pesquisa sobre problemas socioambientais locais.

Acredita-se que atualmente se existem muitos estudos sobre a mesma coisa, sem avanços teórico-práticos. Precisamos dar visibilidade ao que já foi estudado para avançar na avaliação dos impactos da pesquisa-ação e participante e da demanda espontânea de problematizações ainda inexploradas.

Outra justificativa é a importância de produzirmos uma cultura da resolução de problemas socioambientais, já que as atividades do LAPIS terão como o foco a identificação, a problematização e a intervenção socioambiental, pela urgência em desenvolvermos esta competência para a construção da cidadania.

O cidadão e a cidadã atuais, cada vez mais, se deparam com a complexidade dos problemas ligados às conseqüências da modernidade. Pensar a resolução de problemas socioambientais como um trabalho (labor) diário da vida cotidiana pode intensificar a estruturação cognitiva necessária para as configurações do pensamento sistêmico e das competências para a tomada de decisão tanto em educação ambiental quanto em gestão.

Fundamentação teórica

Objetivos:
a) Integrar e divulgar pesquisas e pesquisadores interessados na resolução de problemas socioambientais locais;

b) estruturar o ensino e pesquisa em graduação e pós-graduação - conteúdo e forma - sobre questões ambientais locais a partir de uma epistemologia ambiental que priorize a ação local;

c) desenvolver seminários de práticas de pesquisa;

d) desenvolver e divulgar modelos conceituais para a prática de pesquisa, numa abordagem sistêmica;

e) realizar e divulgar o mapeamento das pesquisas sobre problemas socioambientais locais, em andamento e já realizadas pela Furg e outras instituições;

f) construir um espaço - físico, crítico e criativo - de discussão sobre a identificação de problemas socioambientais locais;

g) organizar e analisar criticamente as discussões a respeito de problemas socioambientais identificados pelos integrantes e convidados do LAPIS;

h) retroalimentar as ações de intervenção socioambiental local com os associados do LAPIS;

i) avaliar o impacto ambiental das ações de gestão e educação ambientais, e pesquisas-ação realizadas na comunidade local;

j) descobrir o fio condutor das tendências de pesquisa em questões socioambientais e ambientais realizadas na instituição FURG; 

l) publicar as pesquisas, as atividades e impactos ambientais promovidos pelo LAPIS.

Metodologia:

ENSINO DE PRÁTICA DE PESQUISA:

A partir da Pesquisa Mapeamento das Pesquisas sobre Problemas Socioambientais Locais, serão desenvolvidas as disciplinas Problematização e Intervenção  I e II, valendo 3 créditos cada, oferecida através do PPGEA para estudantes de pós-graduação. Estas disciplinas por sua vez serão objeto de pesquisas do grupo. A ementa desta disciplina está em conformação a partir de Tópico Especial 'Mandala Reflexiva: modelo conceitual para estudos socioambientais', oferecida no 1o. semestre de 2010, pela coordenadora deste grupo.

Este processo será permanente, oferecendo-se esta modalidade de ensino nos dois semestres do PPGEA. Serão aceitos bolsistas e monitores remunerados e voluntários da graduação e pós-graduação, interessados nas questões socioambientais e ambientais.


PESQUISAS LOCAIS E REDONDEZAS:

A pesquisa do mapeamento consistirá de uma investigação através de entrevistas realizada pelos discentes vinculados ao grupo com consultores do LAPIS e outros pesquisadores da FURG e de buscas do assunto nos setores de informação disponíveis para a aquisição de arquivos com cópias das pesquisas sobre o tema. Os sujeitos indicados nas pesquisas mapeadas serão procurados para a avaliação de impacto das pesquisas-ação já realizadas em suas comunidades.

Cada pesquisador produtor dos textos de interesse do LAPIS será convidado a ser membro do laboratório, em modalidade a ser definida na ocasião. Os textos serão divulgados, com permissão do autor, em site ou blog do LAPIS.

Pesquisa-ação-participante: processo de ensino e pesquisa no qual os procedimentos e análises da pesquisadora foram definidos com intervenções e interlocuções com os sujeitos e consideração de suas respostas. (Denzin & Lincoln; Alves e outros; Reigota & Possas & Ribeiro; Reigota & Prado; Demo; Thiollent; Brandão)

A avaliação será realizada em seminário anual, reunindo a equipe de execução e convidados para relatos e considerações sobre o desempenho da equipe, dos resultados obtidos e das projeções de contituidade da ação do LAPIS no PPGEA/IE/FURG/Comunidade.

Bibliografia:
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Observações:
Este Grupo de Pesquisa está em conformação e atende à necessidade de acolher, evidenciar, divulgar, incentivar, orientar a pesquisa de pesquisadores egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e outros programas que priorizem a problematização e intervenção em questões socioambientais e ambientais.
Docentes da FURG
Nome
Regime de Contrato
Instituição
Dedicação exclusiva
FURG
Dedicação exclusiva
FURG
Vanessa Caporlíngua
Dedicação exclusiva
FURG
Dedicação exclusiva
FURG

Discentes da FURG
Nome
Curso
Instituição
Educação Ambiental Mestrado
FURG
Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado
FURG