sábado, 30 de abril de 2011

É preciso dedicação

Sobre a identificação do problema é importante dizer que se trata de uma fase fundamental para a continuidade do processo de problematização. Um problema bem identificado vai dar o nível de clareza, profundidade e amplitude que se precisa para uma intervenção feliz.
Não se elabora uma identificação de problema de uma hora pra outra. É preciso tempo e dedicação.

Identificar o problema

Aí pessoal, já temos condições de definir os caminhos da proposta da disciplina. Agora os grupos precisam se decidir sobre o problema que tratarão. Apliquem a Mandala Reflexiva nessa identificação e comecem a refletir sobre.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Capítulo II de Bohm

1. Hoje tratamos da tabulação e da deixa para que os grupos se reunam fora do horário dos encontros da disciplina para decidir sobre qual problema vão tratar.
Ressaltei que independente do diagnóstico didático que fizemos os grupos podem escolher o problema que quiserem para problematizar. Apenas chamei a atenção para a necessidade de considerarem o diagnóstico como indicador da frequência na identificação de problemas socioambientais levantados no campus.
2. Depois iniciamos os comentários sobre o Capítulo II do livro em estudo tentando conter as manifestações na ordem do texto.
3. Fizemos um intervalo e tratamos da Mostra dos Livros Verdes. Karine está coordenando este processo. Na próxima quinta os inscritos na mostra levarão seus trabalhos para o nosso encontro para refletirmos sobre um ponto em comum para reescrita do release da mostra. O livro de cada um poderá estar acabado ou não.
4. Surgiu uma idéia levada pela Carmem sobre as Bolas de Sementes que suscitou interesse para continuidade de reflexões em torno de como o LAPIS pode se apropriar da sugestão sendo coerente com os princípios da Educação Ambiental. As bolas seriam confeccionadas no Atelier da Vivenda Esperança. Ficou em aberto.

TEMA DE CASA
Comentar os aspectos iniciais do Capítulo II.