Na última sexta-feira, dia 9, na sala 227, do Pavilhão 2, a partir das 10h, foi desenvolvida a Oficina do Visq, com exemplos de simulações do Aquecimento Global, de Economia. Esta oficina estava incompleta desde a primeira vez em que foi aplicada. Procedemos a sua avaliação nesse período e a concluimos nessa sexta-feira. Ela foi aplicada por Charles Guidotti e Igor Monteiro.
Constatou-se que, embora seja uma ferramenta bem simples, diferente dos modelos utilizados em modelagem computacional mais complexos, tecnicamente ela consegue ser manipulada por qualquer nível de usuário. No entanto, consegue evidenciar sua complexidade no momento em que o usuário precisa criar o conteúdo de seus exemplos. Se a idéia é dar condições dele dar visibilidade às dinâmicas sistêmicas observadas, o usuário precisa ter clareza das relações que quer criar para formar uma rede de relações de retroalimentação que suportam os sistemas. Esta se revela uma tarefa bem difícil uma vez que exige uma visão sistêmica elementar como ponto inicial da rede sistêmica a ser desenvolvida. Insisto que preliminarmente os exemplos têm que ser criados com papel e lápis para depois recorrer-se ao computador.
Há muito que trabalhar para transformar essa oficina em uma atividade crítica e criativa que oportunize as configurações do pensamento sistêmico do usuário.
Constatou-se que, embora seja uma ferramenta bem simples, diferente dos modelos utilizados em modelagem computacional mais complexos, tecnicamente ela consegue ser manipulada por qualquer nível de usuário. No entanto, consegue evidenciar sua complexidade no momento em que o usuário precisa criar o conteúdo de seus exemplos. Se a idéia é dar condições dele dar visibilidade às dinâmicas sistêmicas observadas, o usuário precisa ter clareza das relações que quer criar para formar uma rede de relações de retroalimentação que suportam os sistemas. Esta se revela uma tarefa bem difícil uma vez que exige uma visão sistêmica elementar como ponto inicial da rede sistêmica a ser desenvolvida. Insisto que preliminarmente os exemplos têm que ser criados com papel e lápis para depois recorrer-se ao computador.
Há muito que trabalhar para transformar essa oficina em uma atividade crítica e criativa que oportunize as configurações do pensamento sistêmico do usuário.
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