sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobre posicionamento

Quando alguém fala em necessidade de posicionamento teórico-político eu compreendo e aceito dentro de algumas condições. Devo deixar claro que minha matriz é sim marxista e que dialogo com o pragmatismo através da pedagogia dialógica cognitivista, não excluindo outras abordagens quando a questão problematizada impõe determinada consulta. O conhecimento produzido pela humanidade pertence à humanidade.

Minhas intervenções são no sentido de que o fundamento educativo deve primar pela possibilidade de acesso ao conhecimento geral, sendo assim permitido ao aprendiz/interlocutor a decisão sincera daquele posicionamento. O posicionamento não pode ser dado. Ele é conquista daquele que se posiciona.

Quanto aos encontros precisarei que me ajudem a dar oportunidade para que todos se manifestem e que façamos um esforço para compreender a fala dos demais como processo educativo, ou seja, como processo dialógico no qual as idéias ficarão em suspensão para reflexão. Não poderemos esgotar as questões. Falaremos então de um posicionamento construído.

Não me deixem falar demais. É muito comum que o silêncio de alguns participantes seja motivado pela monopolização do espaço feita por pessoas como eu.

É importante que se observe que estamos iniciando especulações sobre uma metodologia da problematização. Tenhamos paciência que chegaremos num bom nível. Já vi que a turma tem potencial. Teremos espaço ali também para 'desabafos', com os quais aprenderemos como devemos e como não devemos tratar das questões para se ter sucesso no gerenciamento de conflitos, com o intuito de construirmos pedagogias, modelos conceituais e laços de respeito e amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário