terça-feira, 14 de setembro de 2010

Diário das Oficinas Multidisciplinares

Iniciamos as atividades às 9 horas na sala 420, do Pavilhão 4, Campus Carreiros. Afixei o cartaz na porta da sala. A turma foi chegando aos poucos mesmo já tendo iniciado a primeira oficina. Estavam previstas 4 oficinas, mas sabíamos que podíamos relaxar e ver o que seria possível ser feito. Não tínhamos pressa de concluir. Neste ponto, vi que eu teria que dar o tom da desaceleração. O LAPIS tem que inovar nesse sentido. Precisamos fazer as coisas sem pressa, propor momentos de parada para pensar, dialogar, construir coisas, sentidos, ciências, artes.

A primeira oficina foi a do 'Sticker: O mundo que queremos', oferecida pelo Ricardo Alves, acadêmico das Artes Visuais, bolsista CNPq de projeto da coordenadora. A turma foi bem ativa e recebeu a proposta com inquietação devido à exigência da prática do desenho, mas logo reduziu o estranhamento e o atendimento dos objetivos foi pode se dizer pleno. Levamos duas horas com esta oficina. É o tempo necessário. Antes das apresentações de cada sticker os participantes redigiram um relatório, guiados pelas seguintes questões: Por que fiz este desenho? Como organizei as idéias para criar o meu sticker? O que achei da experiência?

Fizemos um intervalo para o café e nos dirigimos ao Laboratório de Informática do IMEF para a segunda oficina: 'Visq: configurações da visão sistêmica'. Oferecida por Charles Guidotti, Alisson Pereira e Marcelo Mirailh, todos acadêmicos do curso de Licenciatura da Física. O programa foi instalado nos computadores do laboratório somente na hora, por exigência do administrador do mesmo. Enquanto Charles instalava a turma ia chegando do café. Alguns haviam se perdido para colarem seus stickers pelos corredores.
Foi feita a apresentação, em Power, Point dos pressupostos da ferramenta Visq e logo após proposto ao grupo que elaborasse o próprio exemplo de visualização da dinâmica sistêmica do aquecimento solar.

Foi feito um encerramento provisório da oficina, indicando que ela terá continuidade na próxima sexta-feira na sala 227, às 9:30h, quando também daremos seguimento com as outras oficinas.

Tudo indica que precisaremos de mais encontros.

O registro audiovisual das oficinas foi realizado por Ricardo Alves.

Ficou decidido que toda a sexta-feira pela manhã teremos Oficinas Multidisciplinares do LAPIS, na sala 227, a partir das 9:30h.

Ainda temos estão previstas as oficinas:

Eólica: a energia dos ventos

A água da chuva: evitando o desperdício

A lâmpada PET: refração da luz


Nenhum comentário:

Postar um comentário