sexta-feira, 23 de julho de 2010

Referências bibliográficas [atualizáveis]

ANDRE, M. E. D. A. Questões do cotidiano na escola de 1º. Grau. Capturado no site: www.crmariocovas.sp.gov.br/ideias_11_p069_081_c.pdf, em 11/03/2006.
-----. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
ARNHEIM, R. Arte & percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
AUGÉ, M. Não-lugares. Campinas: Papirus, 2004.
BAZARIAN, J. Intuição heurística: uma análise científica da intuição criadora. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1986.
BRANSFORD, J. D. & STEIN, B. S. The ideal problem solver. New York: W. H. Freeman and Cia, 2002.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994. GARCIA, R. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.
HABERMAS, J. The theory of communicative action. V. I e II. Boston: Beacon Press, 2005. HARRÉ, R.; GILLETT, G. A mente discursiva: os avanços na ciência cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1999. JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. (Obras completas de C. G. Jung, Volume IX/1) Petrópolis: Vozes, 2007.
JUNG, C. G.; WILHELM, R. O segredo da flor de ouro: um livro de vida chinês. Petrópolis: Vozes, 2001.
MACHADO, V. M. Viver a crise de paradigmas. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, janeiro 2004 a.
-----. Avaliação e o desenvolvimento da visão sistêmica. III Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, de 04 a 07 de outubro de 2004, Erechim, RS, 2004 b.
-----. Em busca de uma didática da complexidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, Edição Especial. Outubro, 2004 c.
-----. Pedagogia universitária: tópicos para análise. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, dezembro 2004 d.
----- Definições de prática pedagógica e a Didática Sistêmica: considerações em espiral. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, RS, outubro/dezembro, 2005 a.
----- A atividade crítica e criativa na formação complexa do professor: elementos de uma Didática Sistêmica à Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, V. 15, jul/dez, 2005 b.
-----. A configuração das tendências educacionais e pedagógicas e da inclusão da Educação Ambiental: reflexões iniciais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, V. 18 de jan/jun de 2007.
-----. A configuração de um diagrama heurístico sócio-ambiental: a Mandala Reflexiva. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, RS, V. 19 de jul/dez de 2007. -
----. Mandala Reflexiva para a configuração do pensamento sistêmico e da resolução de problemas socioambientais. Tese de doutorado em Educação Ambiental. Rio Grande: PPGEA/FURG, 2009.
MELUCCI, A. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005.
MILLER JR., G. T. Ciência Ambiental. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares do Ensino Médio. Brasil, 2000. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001 a.
ODUM, E. P.; BARRETT, G. W. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Thomson Learning, 2007. PAUL, G. and VOLK, T. L. Ten years of teacher workshops in na Environmental Problem-solving model: teacher implementation and perceptions. The Journal of Environmental Education, 2002, Vol. 33, No. 3, 10-20.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. POZO, J. I. Aquisição de conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2004. POZO, J. I. ; ECHEVERRÍA, M. (orgs.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ProNEA / Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiental, 2005.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
REIGOTA, M.; POSSAS, R. e RIBEIRO, A. (orgs.). Trajetórias e narrativas através da Educação Ambiental. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
REIGOTA, M. & PRADO, B. H. S. do. Educação Ambiental: utopia e práxis. São Paulo: Cortez, 2008. RIOS, T. A. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico científico informacional. São Paulo: Hucitec, 1997.
-----. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EdUSP, 2005.
-----. A natureza do espaço. São Paulo: EdUSP, 2006.
TUAN, Yi-fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário