terça-feira, 21 de setembro de 2010

Diário das Oficinas Multidisciplinares 2

Foi dada continuidade à rodada de Oficinas do LAPIS, na última sexta-feira, na sala 227, do Pavilhão 2, Campus Carreiros, na parte da manhã, conforme foi decidido no dia 14/09.

A oficina do Visq não pôde ser concluída por motivos de equívoco no agendamento do laboratório de informática do IMEF. Será concluída no dia 1 de outubro. Este problema precisará ser bem previsto nas próximas ações. Demos então início às oficinas seguintes.

Eólica: a energia dos ventos. Oferecida pelos acadêmicos Airton e Thiago, do curso de Física, tratou de uma exposição em power point sobre a proposta de utilização do vento através de cataventos construídos com material descartável reutilizável. Tratou ainda dos conceitos da Física envolvidos na construção da engenhoca. O protótipo desenvolvidos pelos alunos foi testado com o uso de um ventilador, obtendo êxito. A interação do grupo girou em torno de uma conversa sobre custo de várias alternativas de obtenção de energia em comparação com a eólica e a validade para o local onde moramos. Surgiu a idéia de construírem uma maquete com a ajuda de Ricardo (Artes) para a instalação do catavento como fonte de energia para a iluminação da cidade. Ao final da oficina deu para observar um entusiasmo com a intenção de darem continuidade ao que foi iniciado ali.

A água da chuva: evitando o desperdício. Oferecida pelas acadêmicas da Física, Vanessa e Letícia, foi apresentada a partir de uma exposição em power point, tratando do processo de aproveitamento da água da chuva que cai nos telhados sendo direcionada para estruturas de recolhimento desta até um reservatório. Apresentaram materiais para a decantação da água em um protótipo construído pelas alunas. Teremos que aperfeiçoar este protótipo para futuras apresentações. Precisaremos que mais alguém se una à dupla para resolver os probleminhas surgidos.

Precisaremos dar continuidade à oficina do Visq. Esta é uma boa oficina que deve ser aperfeiçoada.

O registro audiovisual das oficinas foi realizado por Ricardo Alves.

Pretende-se contar ainda com os oficineiros da outra turma da Física, com suas oficinas produzidas em 2009.

São elas:

A lâmpada PET: refração da luz - Thiago Prestes

Aproveitamento da energia solar com garrafas PET - Rúbia e Grasi

Não percam. Venham conhecer o LAPIS e fazer oficinas com a gente!
Sala 227 - Sextas - Manhã.

Um comentário:

  1. Olá. Muito interessante as atividades promovidas por vocês. Me interessei muito e gostaria de saber se essas oficinas são abertas para outros cursos de graduação da FURG.

    Gostei da iniciativa.
    Acompanharei o blog.
    Abraço

    ResponderExcluir